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5 benefícios promocionais oferecidos pelos e-commerces para você economizar

Para o lojista, o mais importante é não perder vendas. Por isso, os e-commerces adotam estratégias promocionais para estimular o consumidor a fechar a compra e se tornar fiel ao negócio. Ofertas e promoções de todos os tipos são essenciais para turbinar as vendas de negócios online.

 Descontos, brindes, frete grátis, cupons e muito mais: há muitas formas de oferecer aos clientes uma experiência de compra com economia. Essa também é uma maneira muito eficaz de aumentar a taxa de fidelização de clientes, começando a criar uma base sólida de consumidores.

Confira uma lista com os principais benefícios promocionais que o e-commerce oferece para os clientes:

Frete Grátis
Segundo pesquisa da Oracle, 73% dos consumidores afirmam que o frete grátis é o primeiro critério considerado na hora de fazer uma compra em um e-commerce. O frete grátis é uma estratégia adotada pela maioria das lojas para aumentar o ticket médio da compra. Geralmente, a promoção consiste em oferecer o frete grátis em compras acima de um valor estipulado.

Assim, se a loja estipula R$ 200 para frete grátis, o cliente que compra R$ 180 no e-commerce, provavelmente colocará mais um produto no carrinho para não pagar o frete, sobretudo se este for caro.
Cashback
Os sistemas de cashback são muito populares no e-commerce nacional. Trata-se basicamente de um mecanismo de devolução de parte do valor da compra para o cliente.

Em um exemplo simples, se o consumidor compra na loja por um meio de pagamento parceiro, ele tem direito a 5% de cashback. Gastando R$ 150, ele ganharia R$ 7,50 de volta para gastar em outras compras. Por mais que não costume ser um valor tão alto, a própria ideia desperta bastante o interesse do público

Descontos
Os descontos são um benefício promocional popular no e-commerce e em lojas físicas. Eles são ofertados de diversas formas. Um exemplo comum são os descontos oferecidos em períodos promocionais como a Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outros.

Outra maneira comum de ter acesso a descontos é por meio da assinatura de newsletter. Muitas lojas oferecem desconto para quem assina a campanha de e-mails. Assim, o cliente também recebe mensagens com descontos exclusivos para fazer compras na loja.

Há lojas que também oferecem e-commerces por meio de pop-ups acionadas quando o cliente está para fechar a página. Esta é a última tentativa da loja de fazer o cliente não desistir da compra.

Leve 3 e pague 2
Outra promoção bastante usada para ajudar os clientes a economizar é o famoso “Leve 3 pague 2”. Sim, isso também existe no comércio online. Essa é uma forma de oferecer uma espécie de brinde para o cliente, estimulando-o a realizar a compra.

Claro, se o cliente quer comprar mais um produto, mas o valor da compra é alto, ele provavelmente aproveitará esse benefício para fechar a compra. Isso é bom tanto para o cliente como para a loja.
X% de desconto na compra da 2° unidade
Outra forma de oferecer uma vantagem ao cliente é conceder um percentual de desconto na compra de uma segunda unidade do mesmo produto (ou da mesma categoria). Dessa maneira, o cliente se sente estimulado para fazer uma compra maior. Essa é uma forma de aumentar o ticket médio da compra e diminuir as chances de o cliente desistir da compra.

Todos esses benefícios promocionais são essenciais para as lojas venderem bem na internet. O cliente, por sua vez, precisa conhecer esses mecanismos para conseguir economizar e realizar as compras online com economia e satisfação.

 

 

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